CONECTE-SE CONOSCO

Brasília

Conheça o calendário de florações no Distrito Federal

Cadê Brasília

Publicado

Em

Brasília é conhecida pela grande quantidade de árvores e abundância de flores que trazem cor para a capital. Desde a inauguração da capital, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realiza a manutenção das diferentes espécies espalhadas nas regiões administrativas (RAs). Só no Plano Piloto, são 1,5 milhões de árvores plantadas, garantindo sombra para amenizar o calor do Cerrado e nas superquadras funcionam como barreira para o barulho que vem do comércio. Há um calendário de árvores que florescem durante o ano todo no Distrito Federal.

“Brasília tem flores o ano todo”, explica o diretor do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva. “Todas as espécies produzem flores. Algumas passam despercebidas; outras, não.” Ipê, cambuí, paineira, flamboyant, jequitibá, jacarandá, quaresmeira e sapucaia são apenas algumas dessas árvores que colorem as ruas da cidade de amarelo, rosa, vermelho, branco e roxo de janeiro a dezembro. O urbanista Lúcio Costa desenvolveu o projeto da construção do Plano Piloto reforçando a harmonia entre os monumentos e espaços arquitetônicos com ambientes floridos em grandes áreas verdes. Segundo o pioneiro da arquitetura modernista no Brasil, a cidade foi concebida para ter “prédios nascendo como da clareira de uma floresta.”

O ano começa com a florada amarelo-alaranjada do cambuí, em janeiro. São cerca de 350 mil árvores do tipo espalhadas pelo DF, com maior concentração às margens da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), na altura do Setor de Oficinas Norte (SOF Norte), próximo à Vila Planalto, na via L4 Norte, e em frente ao Quartel General do Exército.

De fevereiro a junho, as tonalidades de cor-de-rosa, mais clara ou mais escura, recobrem as cerca de 150 mil paineiras plantadas em todas as regiões administrativas. A espécie também é chamada de barriguda, por causa das saliências da casca do seu caule. Em abril, o lilás e o roxo das quaresmeiras colorem as ruas da capital. Essas árvores se destacam principalmente em frente à SQS 114, nas adjacências do Centro de Atividades (CA) do Lago Norte e próximo à Praça das Fontes, no Parque da Cidade. Já em junho, começa a temporada dos ipês, as árvores mais conhecidas dos brasilienses. A cidade fica colorida de roxo, com flores que permanecem firmes aos pés até setembro. Mas o arco-íris começa a se formar em julho, quando entram em floração os ipês-amarelos. Depois vem o ipê-rosa – tonalidade um pouco mais clara que o roxo –, o branco e o verde. Até outubro há ipês florindo. Dependendo do clima, as espécies podem florir até duas vezes por ano.

Todo o DF tem em torno de 600 mil ipês, com maior concentração no Plano Piloto. Mas essas árvores também estão presentes na maioria das regiões administrativas. Embelezam o percurso dos motoristas que trafegam diariamente pelo Eixão Norte e Sul. Projetam sua beleza de longe, podendo ser avistadas nas quadras 404 e 216 da Asa Norte, na tesourinha da 114 Sul e na altura do Sesc da 504 Sul. As cores dos ipês obedecem a uma ordem de floração, atraindo olhares e cliques dos mais variados espectadores no Distrito Federal. Somente no Plano Piloto são aproximadamente 200 mil exemplares da espécie.

Os ipês, de uma forma geral, atingem o estágio adulto em aproximadamente dez anos e a duração das flores é de 15 dias em média, sendo que uma árvore pode florir mais de uma vez durante o período seco. Como as árvores não florescem todas ao mesmo tempo, a floração de uma mesma cor pode durar até dois meses, dependendo das condições climáticas. As mudas de ipê são plantadas nas áreas verdes em período chuvoso do ano, sendo nativas e adaptadas ao clima do cerrado. Todas as mudas de árvores e flores plantadas pela Novacap no DF são provenientes dos viveiros da Companhia.

Outra atração que compõe o cartão-postal da cidade são os flamboyants, que começam a ficar floridos com o fim da seca, em outubro. A floração vai até dezembro. São apenas 8 mil árvores dessa espécie no Plano Piloto, mas a coloração alaranjada e vermelha das flores destaca a copa na paisagem da capital. As principais espécies podem ser vistas no canteiro leste do Eixão Sul (em frente às superquadras 209, 210 e 211), em frente ao Tribunal de Justiça do DF (TJDFT), no Eixo Monumental (em frente à Praça do Buriti), no canteiro central da Estrada Parque Dom Bosco e no Lago Sul, e ainda em cidades como Brazlândia, Sobradinho, Planaltina, Gama e Taguatinga.
Arborizar uma cidade não é uma tarefa puramente ornamental. As árvores purificam o ar, proporcionam sombra, abrigam a fauna, atenuam a luminosidade excessiva da capital, melhoram a umidade do ar, reduzem a ação dos ventos, diminuem ruídos e impactos sonoros e proporcionam conforto ambiental.

No período de estiagem, são utilizadas flores de espécies resistentes ao sol e calor como as camomilas, cravos, dálias, flocos, perpétuas, petúnias e sálvias. Além das zíneas, com uma grande variedade de cores. No período de chuva, mesmo tendo menos opções, Brasília segue florida. Com espécies que sobrevivem ao solo encharcado.

Para manter nossa cidade bonita e segura, quando temos fortes chuvas e ventos, a Novacap faz as podas preventivas. Nelas são avaliados se a árvore está saudável, ou sofrendo alguma patologia. Se estiver doente, ou se os galhos estiverem apresentando algum risco para pedestres e motoristas, realiza-se a poda. Mas se ela estiver em fase de declive, será suprimida. Ao longo dos anos da cidade, muitas das árvores já cumpriram seu papel e foram vencidas pelo tempo ou pela própria ação da mãe natureza e, por isso, precisaram ser retiradas.

Os moradores do Distrito Federal que encontrarem árvores em situações que possam gerar transtornos devem entrar em contato com a Novacap pelo número 3403-2626. Em poucos dias, engenheiros florestais da companhia irão ao local para avaliar as condições e tomar as providências necessárias. Já no caso de o cidadão considerar que a árvore pode cair subitamente, deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal pelo telefone 193.
Destruir, danificar, lesar ou maltratar plantas em endereços públicos ou privados é crime previsto em lei. É o que prevê o artigo 49 da lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre as condutas lesivas ao Meio Ambiente. A pena é de detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Para denunciar atos de vandalismo ou furtos, basta ligar para a Ouvidoria da Novacap, no telefone 3403-2626, ou na Polícia Civil, pelo número 197.

Site de notícias de Brasília. Notícias sobre Distrito Federal, Brasil, cultura, saúde, gastronomia, nacionais e internacionais.

CONTINUE LENDO
Publicidade
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Cultural de Brasília

A tradicional Batalha do metrô promove grande evento

Cadê Brasília

Publicado

Em

Batalha do metrô - Divulgação

A edição especial traz o cantor Dudu e MCs de destaque nacional para uma noite de rimas eletrizantes em evento totalmente gratuito

No próximo dia 21 de junho, a partir das 19h30, a estação da Samambaia Sul será palco de uma das mais intensas manifestações culturais do Distrito Federal: a tradicional Batalha do Metrô. A edição especial: “O Apogeu” promete agitar a noite com a presença do cantor Dudu e de diversos MCs locais e nacionais, trazendo duelos eletrizantes de rimas. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos antecipadamente através do link sympla.com/BDM .

A batalha de rimas dessa edição contará com a participação dos MCs Brennuz (SP), Devilzinha (RJ), Maria (SP) e Japa (BA), quatro nomes que são referência no cenário nacional e que prometem duelos intensos e emocionantes. Para completar esse time de peso, Chris (BH) trará toda a sua versatilidade, mostrando que é um verdadeiro multiartista, subindo ao palco e mostrando toda sua habilidade nas rimas.

Para animar ainda mais a noite, o MC Dudu, que iniciou sua carreira nas batalhas de rima e hoje é conhecido como um grande artista do cenário musical. Ele já deixou sua marca em músicas do grupo Poesia Acústica. Além disso, o evento será palco para o lançamento de seis músicas inéditas de MC Gomes.

E não para por aí! Os mestres de cerimônias desta grande edição serão FB e Alva (SP). Alva é conhecido por apresentar o maior evento de rima: a Batalha da Aldeia. Juntos, eles prometem comandar a Batalha do Metrô, trazendo momentos eletrizantes que farão a galera vibrar.

A Batalha do Metrô é um movimento cultural organizado na cidade de Samambaia, organizado por Rafael (FB), Gabriel Rocha, Becka e Gomes, todos MCs das zonas periféricas. O movimento rapidamente se tornou um ponto central do calendário cultural da região, atraindo não apenas aficionados por hip-hop, mas também curiosos que desejam experimentar essa forma de expressão artística autêntica.

“Nosso espaço é democrático e acolhedor, onde todas as vozes são bem-vindas. Aqui, não há limites para o que se pode rimar, desde que haja respeito e consciência. Queremos que todos se sintam parte dessa comunidade e possam expressar sua arte livremente,” explica MC Gomes, um dos organizadores do evento.

Do metrô para o podcast

Durante o evento, os MCs FB e Gomes anunciarão o lançamento do podcast “Próxima Estação”, uma nova plataforma de entrevistas com grandes nomes, transmitida pela TV IGXP no YouTube.

O podcast será mais uma oportunidade para o público se conectar com a essência do freestyle e com os artistas que fazem a cena hip-hop brasiliense pulsar.

Sobre a Batalha de rima do metrô:

Há seis anos, toda sexta-feira, ocorre uma batalha semanal que reúne mais de 150 pessoas por evento. Em suas “Edições Especiais”, o público varia de 800 a 3000 pessoas.

Reconhecido hoje como o maior evento de batalhas do DF e um dos mais importantes do Brasil, tendo recentemente colaborado com a FMS, a maior liga de Freestyle do mundo. O evento já trouxe artistas renomados como BMO, Alves, Sofia, Kroy, Guri, Zuluzão, Youngui, Vinicius ZN, Devilzinha e Gomes, entre outros.

Além das batalhas, o evento realiza arrecadação semanal de roupas e alimentos para distribuição em áreas periféricas, promovendo também projetos sócio-educativos para todas as comunidades.

Serviço:

Batalha do Metrô da Samambaia Sul
Local: Estação Samambaia Sul – 104 sul
Data: 21 de junho
Horário: A partir das 19h30
Evento gratuito – mediante a retirada de ingressos no link: sympla.com/BDM
Classificação Indicativa: Livre – menores de 12 acompanhados pelos

responsáveis
Fonte: Fuzuê comunicação
CONTINUE LENDO

Agenda Cultural de Brasília

Sessão Azul: um dia de diversão e inclusão no Boulevard Shopping Brasília

Cadê Brasília

Publicado

Em

Sessão Azul - Abril Boulevard Shopping - Divulgação

Programação gratuita terá sessão de cinema adaptada, oficina e interação com personagens

 

Pioneiro em ações de inclusão, o Boulevard Shopping Brasília recebe mais uma edição da Sessão Azul, ação que oferece diversão e cinema especialmente voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, em um ambiente adaptado que torna muito mais confortável a experiência de ir ao cinema. A iniciativa é gratuita e acontece no dia 23 de junho, às 11h, exibindo a animação Divertida-Mente 2, no Kinoplex.

Sessão Azul é gerida pela CapaciTEAutismo Entretenimento e conta com patrocínio de shoppings, bem como parcerias de ONGs e instituições voltadas para o autismo. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo site https://www.boulevardbrasilia.com.br/acontece/Sessao-Azul-Especiala partir de 18 de junho, às 20h. Ao total, 400 cadeiras estarão disponíveis para a sessão. Os participantes também ganham um combo com pipoca pequena e refrigerante de 500 ml para curtir o filme.

A primeira sessão de cinema adaptada para o público autista em Brasília foi realizada em 2016, no Boulevard Shopping, em parceria com a empresa Sessão Azul. “A Sessão Azul surgiu da necessidade de criar eventos que pudessem atender pessoas com distúrbios sensoriais e suas famílias. Hoje, já realizamos quase meia centena de sessões de cinema com luzes levemente acesas e sons mais baixos”, explica o idealizador Leonardo Bittencourt Cardoso.

Diversão
E para deixar a diversão ainda mais completa, após o filme, haverá uma programação especial, a criançada pode tirar fotos com os personagens do Alegria e Raiva. Os pequenos também poderão participar da oficina “Criando Sentimentos”, onde produzirão bonequinhos utilizando farinha e materiais recicláveis para promover a expressão emocional e a criatividade de forma lúdica. Haverá monitoria especializada da Clínica Nima Kids para proporcionar conforto, tranquilidade e alegria aos participantes e suas famílias. As inscrições serão feitas no local, mediante disponibilidade de vagas. As turminhas serão formadas a cada 20 minutos, com capacidade de até 30 crianças. Indicado para crianças de 02 a 12 anos.

As famílias também podem aproveitar o dia para fazer piquenique em lounges com almofadas e toalhas. Caberá às famílias levarem suas comidinhas de preferência. “O Boulevard Shopping Brasília sempre teve o cuidado de acolher seu público plural e tornar a experiência no complexo o mais agradável possível para todos. Uma das iniciativas é a parceria com a Sessão Azul que, há 8 anos, exibe os blockbusters adaptados”, conta Luana Citon, gerente de marketing.

A partir do dia 18 estará à venda um livrinho de colorir inspirado nos personagens da animação Divertida-Mente 2. E poderá ser adquirido em www.boulevardbrasilia.com.br  por R$ 15. Os livros serão retirados no domingo (23), e haverá um espaço com mesas, cadeiras e lápis de cor à disposição da criançada para pintar.

Divertida-Mente 2
A sequência da animação da Disney e da Pixar regressa à mente de Riley, recém-chegada à adolescência, enquanto o Quartel General é alvo de uma demolição súbita para dar espaço a algo totalmente inesperado: novas Emoções! A Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Repulsa, que têm feito, sem dúvida, uma boa gestão, não sabem como reagir à chegada da Ansiedade. E parece que ela não veio sozinha… O filme é realizado por Kelsey Mann e produzido por Mark Nielsen.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=yAZxx8t9zig

Programação:
11h – 
Sessão Azul com Divertida-Mente 2
13h às 16h – Meet & Greet com personagens Alegria e Raiva e Oficina Criando Sentimentos

SERVIÇO
Sessão Azul – Divertida-Mente 2

Data: 23 de junho
Horário: 11h
Local: Cinema Kinoplex – Boulevard Shopping
Ingressos: gratuitos, mediante retirada no site a partir do dia 18 de junho, às 20h. Link: https://www.boulevardbrasilia.com.br/acontece/Sessao-Azul-Especial
Informações: www.sessaoazul.com.br e www.boulevardbrasilia.com.br

Boulevard Shopping Brasília
Setor Terminal Norte, Conj J – Asa Norte
Informações: (61) 3448-3300
Canais digitais: https://www.boulevardbrasilia.com.br/
@boulevardshoppingbrasilia

CONTINUE LENDO

Agenda Cultural de Brasília

CELEBRE O 85º ANIVERSÁRIO DO BATMAN NO TAGUATINGA SHOPPING

Cadê Brasília

Publicado

Em

Divulgação

Uma experiência de compras temática celebrando um dos maiores Super-Heróis da DC e um ícone da indústria do entretenimento encantará pais e crianças

 

A Warner Bros. Discovery Global Themed Entertainment e o TGS têm o prazer de anunciar o lançamento do Evento de 85º Aniversário do Batman, celebrando um dos Super-Heróis mais icônicos e amados da DC na cultura pop. Até o dia 28 de julho, os visitantes poderão desfrutar de uma experiência interativa em homenagem aos 85 anos do Cavaleiro das Trevas.

Celebre o Batman!

Localizado no coração de Brasília, o evento de 85º aniversário do Batman no Taguatinga Shopping transporta os fãs para o mundo do herói, oferecendo aventuras para toda a família. Cada atração foi meticulosamente projetada para capturar a essência do personagem, proporcionando uma experiência imersiva e inesquecível para os visitantes.

Destaques do parque:

● Escalada do Batman: um desafio emocionante onde os visitantes podem escalar as alturas de Gotham City para alcançar o icônico Bat-Sinal.

● Escape Room do Batman: uma experiência de realidade virtual que mergulha os visitantes nos enigmas do Charada, exigindo lógica e coragem.

● Escorrega Batcaverna:  uma aventura que permite aos buscadores de emoção deslizarem diretamente da Batcaverna.

● Escorregador Maluco: inspirado nos super-vilões Arlequina e Coringa, esta atração promete muita diversão e adrenalina.

● Área Baby Mini-Heróis: um espaço seguro e encantador dedicado aos visitantes mais jovens, com atividades apropriadas para crianças de até 3 anos.

Uma experiência inédita no Brasil

“Estamos extremamente entusiasmados em trazer o evento do 85º aniversário do Batman para o TGS,” afirma Mayce Tranquillini, gerente de marketing do shopping.  “Este parque é uma celebração monumental do legado do personagem e estamos confiantes de que será uma experiência imperdível para nossos visitantes.”

“Estamos orgulhosos de celebrar os 85 anos do Batman no Taguatinga Shopping,” completa Marcos Mello, Diretor Geral da WBDGTE no Brasil. “O Batman é um ícone atemporal e estamos entusiasmados em proporcionar aos fãs uma experiência interativa e memorável no ambiente acolhedor e vibrante do Taguatinga Shopping.”

SERVIÇO: Parque Batman 85 anos
Quando: até 28 de julho de 2024.
Onde: Praça Central, Piso 1 – Taguatinga Shopping.
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
Valor: R$ 35 para 20 minutos de brincadeiras, com cobrança de R$ 1 por cada minuto excedido.
Acesso livre para todos os públicos.
Acesse https://www.taguatingashopping.com.br/ ou @taguashopping para mais informações.

CONTINUE LENDO

Destaques