CONECTE-SE CONOSCO

Ava Publicidade e Propaganda - Respostas

Av1 – Idiomas Instrumentais Para Comunicação

Cadê Brasília

Publicado

Em

Gerado por IA
1)Leia o excerto a seguir:

 

“Imagine, por exemplo, que você está lendo um livro e, de repente, encontra em uma página qualquer um papel com a palavra “madeira”. Ora, certamente você ficará intrigado ou simplesmente não dará importância a isso.

Agora, vamos imaginar outra situação: você está no meio de uma floresta e ouve alguém gritar: “Madeira!”. Bem, se você pretende preservar sua vida, sua reação imediata é sair correndo. Isso acontece porque a situação em que você se encontra levou-o a interpretar o grito como um sinal de alerta.”

SOUZA, Elaine Brito. O que é um texto? Disponível em:< http://educacao.globo.com/portugues/assunto/estudo-do-texto/o-que-e-um-texto.html>. Acesso em 22 maio 2018.

 

Em meio as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Há textos que não contam com o auxílio da palavras, ou seja, os textos não são apenas escritos, eles também podem ser orais.

II. Os textos podem ser simples amontoados de palavras ou frases, ou seja, eles não precisam fazer sentido.

III. Na segunda situação presente no excerto, uma única palavra foi capaz de transmitir uma mensagem de sentido completo, por isso ela pode ser considera um texto.

Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I.

  • b)

    I e II.

  • c)

    II.

  • d)

    II e III.

  • e)

    I e III.

    Alternativa assinalada
2)“O verbo é uma classe de palavras composta de duas partes que expressa ações, atitudes, mudanças ou movimento dos seres e das coisas. Faz referência às atividades que realizam ou padecem os animais e as pessoas, assim como às situações ou estados em que estes se encontram, as mudanças que sofrem os objetos, as manifestações dos diversos fenômenos da natureza. É uma categoria de palavra cuja peculiaridade morfológica a singulariza frente às outras partes do discurso: apenas os verbos possuem um conjunto de flexões, são as chamadas conjugações. […] As palavras que complementam o sentido do verbo são chamadas complementos verbais. Podem ser: diretos, indiretos, circunstanciais. O complemento verbal costuma ser um conjunto de palavras que completa o significado do verbo.”

ARANTES, Adriana Junqueira. Idioma Instrumental para Comunicação: Introdução ao espanhol instrumental aplicado à Comunicação. Kroton: 2018.

 

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação das definições contidas na coluna A com seus respectivos termos na coluna B:

 

Coluna A Coluna B
I. Denota o objeto em que recai indiretamente a ação verbal e indica, igualmente, a pessoa ou coisa que recebe o benefício ou o dano decorrente da ação.

II. Expressa as situações em que recai a ação verbal e pode ser de modo, lugar, tempo etc.

III. Denota o objeto em que recai diretamente a ação do verbo.

1. Complemento Circunstancial

2. Complemento Direto

3. Complemento Indireto

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.


Alternativas:

  • a)

    I – 2; II – 3; III – 1

    Alternativa assinalada
  • b)

    I – 3; II – 2; III – 1

  • c)

    I – 1; II – 3; III – 2

  • d)

    I – 3; II – 1; III – 2

  • e)

    I – 1; II – 2; III – 3

3)Observe a imagem:

1

Disponível em:<https://blogdoenem.com.br/sustantivos-parte-2-espanhol/>. Acesso em 11 jun. 2018.

 

Transcrição do texto:
Quadrinho 1: ¡Todas las cosas importantes están nombradas por los hombres!
Quadrinho 2: U, naturalmente, em masculino.
Quadrinho 3: El hombre (em sentido general), el ser humano, el mundo…
Quadrinho 4: Todo, no. Por ejemplo. Está la Tierra.
Quadrinho 5: Sí, pá que la limpemos.

 

É de conhecimento que a formação das palavras colabora na compreensão de uma língua estrangeira, como por exemplo, o uso do mesmo radical ou a presença de afixos.

 

Baseando-se na formação das palavras em Língua Espanhol, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:

 

(   ) Palavras terminadas em “-je”, tais como “mensaje” ou “reportaje” são sempre femininas em espanhol: “la reportaje, la mensaje”.
(   ) A formação de abreviações em espanhol para termos singulares é feita como no português, como por exemplo: “Organización No Gubernamental” a qual a abreviatura é “ONG”.
(   ) Para formar a abreviação de termos no plural, a própria abreviação deve ser no plural, como por exemplo: Estados Unidos cuja abreviatura se faz “EEUU”.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


Alternativas:

  • a)

    V – V – F.

  • b)

    V – F – V.

  • c)

    F – F – V.

  • d)

    F – V – V.

    Alternativa assinalada
  • e)

    F – F – F.

4)Observe o texto a seguir e a imagem que o segue:

 

“Em gramática podríamos citar como ejemplo el seguinte: ‘el cielo de tus ojos’. Es obvio que sin necessidade de decirlo explicitamente, la persona tiene ojos azules. Ahora veámoslo graficamente. Em este anuncio, la boltella de Absolut toma el significado de árbol de navidad, sin que éste este presente.”

SLIDESHARE. Aplicación de las figuras retóricas em los anúncios publicitários. Disponível em:<https://es.slideshare.net/Julianalsola/figuras-retricas-aplicadas-en-anuncios-publicitarios-1687516>. Acesso em 19 jun. 2018.

11

Disponível em: <https://i.pinimg.com/originals/6f/94/70/6f947078a34d9887982c2c45ea7e99f7.jpg>. Acesso em: 21 jun. 2018.

Assinale a alternativa que apresenta o termo o qual podemos vincular ao excerto e que nomeia a mensagem apresentada pela imagem:


Alternativas:

  • a)

    Notícia.

  • b)

    Metáfora.

    Alternativa assinalada
  • c)

    Artigo de opinião.

  • d)

    Receptor.

  • e)

    Emissor.

5)Leia as informações a seguir.

 

1

Disponível em: <https://scontent.ffln4-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/36369128_2115544855355975_7948808193612709888_n.jpg_nc_cat=0&oh=213988b0b863b77e037799151126c63f&oe=5BD98376>. Acesso em: 11 jul. 2018.

É sempre bom lembrar, no caso do aprendizado de línguas estrangeiras, que o contato com elementos não acadêmicos, especialmente aqueles vinculados ao humor e à ironia induzem o aprendiz a alcançar outra dimensão da língua, a pragmática, que leva em conta


Alternativas:

  • a)

    as formas de uso.

    Alternativa assinalada
  • b)

    o conteúdo empresarial.

  • c)

    os conteúdos autênticos.

  • d)

    somente a informalidade.

  • e)

    o interlocutor.

Site de notícias de Brasília. Notícias sobre Distrito Federal, Brasil, cultura, saúde, gastronomia, nacionais e internacionais.

CONTINUE LENDO
Publicidade
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ava Publicidade e Propaganda - Respostas

Idiomas Instrumentais Para Comunicação

Cadê Brasília

Publicado

Em

Feita Com IA
1)Observe o “ad” (propaganda) a seguir:

 

3

Disponível em: <https://i.pinimg.com/originals/54/7a/fe/547afef908291ae3f7b4946329dbd3b8.jpg>. Acesso em: 24 jul. 2018.

 

Os verbos são as palavras que mais possuem flexões na língua inglesa. Isso significa que sua forma básica é modificada de acordo com o lugar que ocupa na oração.

Assinale a alternativa que apresenta o tempo verbal da frase presente no “ad”:


Alternativas:

  • a)

    Presente.

  • b)

    Contínuo.

    Alternativa assinalada
  • c)

    Passado.

  • d)

    Pretérito.

  • e)

    Futuro.

2)Apesar das diferenças entre o português e o inglês, ambos os idiomas têm palavras que se assemelham na escrita ou no som. Algumas dessas palavras de fato possuem o mesmo significado nas duas línguas (como ‘television’ e ‘computer’, que se traduzem por ‘televisão’ e ‘computador’, respectivamente). Essas palavras que têm semelhança ortográfica e mesmo significado em diferentes línguas chamam-se cognatos. Entretanto, existem outras palavras que diferem completa ou parcialmente quanto ao significado, apesar de a ortografia nos levar a pensar que elas realmente tenham o mesmo significado no português. Estes pares de palavras são conhecidos como ‘False Cognates’ ou ‘False Friends’ (Falsos Cognatos ou Falsos Amigos).

Fonte: SÓ LÍNGUA INGLESA. Falsos cognatos. Disponível em:<http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/falsos_cognatos1.php>. Acesso em: 26 jul. 2018.

 

De acordo com a prática de leitura onde fazer inferências sobre o sentido de uma palavra pode ajudar a prosseguir uma leitura juntamente com o conhecimento de diferentes vocabulários como palavras que são falsos cognatos, faça a associação das palavras em destaque nas frases contidas na coluna I, com suas respectivas traduções, apresentadas na Coluna B.

 

COLUNA I COLUNA II
I. I study in this college. 1. charuto
II. This fabric is really resistant. 2. tecido
III. Carnival costumes are beautiful. 3. faculdade
IV. I don´t like cigars. 4. fantasias

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.


Alternativas:

  • a)

    I – 1; II – 3; III – 2; IV – 4.

  • b)

    I – 2; II – 1; III – 3; IV – 4.

  • c)

    I – 4; II – 2; III – 1; IV – 3.

  • d)

    I – 3; II – 2; III – 4; IV – 1.

    Alternativa assinalada
  • e)

    I – 1; II – 4; III – 3; IV – 2.

3)Observe o anúncio publicitário a seguir.

1

Disponível em: <https://bit.ly/2ku4rWj>. Acesso em 26 jul. 2018.

 

Com base no anúncio publicitário apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

 

 

  • I. A morfologia é a área da gramática que estuda como se formam as palavras e conhecer esse processo pode ajudar no estudo do vocabulário do inglês. Como parte desse processo, na frase “Your saw your girlfriend on Tinder”, a palavra “girlfriend” é considerada uma “derivação”. 

     

     

    PORQUE

     

     

    II. No processo de derivação acontece uma mudança da classe gramatical da palavra, isto é, a palavra modifica sua função na sentença, pela adição de prefixos e sufixos a um radical. Na palavra “girlfriend” temos “girl” como um prefixo do radical “friend”.

     

    A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.


    Alternativas:

    • a)

      As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

    • b)

      As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

    • c)

      A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

      Alternativa assinalada
    • d)

      A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

    • e)

      As asserções I e II são proposições falsas.

4)Observe os textos a seguir.

 

1

2

3

Fonte: BONAMIN, Márcia Costa. Fundamentos do texto em Língua Inglesa I. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

Assinale a alternativa que apresenta o tipo de texto ao qual os exemplos pertencem.


Alternativas:

  • a)

    Texto Narrativo.

  • b)

    Texto Injuntivo.

  • c)

    Texto Descritivo.

    Alternativa assinalada
  • d)

    Texto Argumentativo.

  • e)

    Texto Expositivo.

5)Observa a carta formal em inglês a seguir:

 

3

CORTIANO, Edson José; PALMA, Candida Regina. Inglês Instrumental. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2012.

 

Na comunicação empresarial, a troca de mensagens entre empregados e empregadores, empresas e clientes sempre demanda algum nível de formalidade, no meio eletrônico ou impresso. Para fazer uso dessa formalidade escrita em uma carta, é necessário dividi-la nas seguintes partes:

 

 

1. Salutation

2. Signature

3. Closing

4. Date

5. Receiver´s address

6. Sender´s address

 

Assinale a opção que apresenta a ordem correta em que os itens citados são exibidos na carta formal de referência:


Alternativas:

  • a)

    4 – 5 – 1 – 3 – 2 – 6.

  • b)

    3 – 2 – 5 – 4 – 6 – 1.

  • c)

    1 – 3 – 2 – 6 – 5 – 4.

  • d)

    5 – 4 – 6 – 1 – 3 – 2.

    Alternativa assinalada
  • e)

    6 – 1 – 3 – 5 – 4 – 2.

CONTINUE LENDO

Ava Publicidade e Propaganda - Respostas

Av2 – Mídia e Sociedade Contemporânea

Cadê Brasília

Publicado

Em

Gerado com IA
1)“Dois lados da tecnologia no Brasil: 46 milhões de pessoas desconectadas, quase metade delas por não conseguir pagar pelo serviço, enquanto país lança seu primeiro satélite totalmente nacional.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), 46 milhões de brasileiros estão na exclusão digital. O levantamento revela também que 45% deste grupo não o fazem por ser muito caro e outros 37% por não possuir um aparelho com conexão à rede. A mesma pesquisa revela que uma em cada cinco pessoas no país só acessa a rede digital emprestando a conexão de um vizinho. Por fim, vale dizer que a pesquisa considera uma pessoa como usuária de internet se ela acessou a rede ao menos uma vez nos últimos três meses.”

 

O recorte jornalístico em evidência enfatiza as controvérsias da evolução da sociedade contemporânea quanto a democratização da informação, educação e conhecimento. Julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

 

(   ) As TICs são ponto de partida para a caracterização da Sociedade da Informação e a Sociedade do Conhecimento.

(    ) Subsídios financeiros para o acesso à internet resolveriam o gap da exclusão digital.

(   ) Pensar as perspectivas de cenário na vida contemporânea exige pensar a influência das tecnologias da informação e comunicação na ampliação e democratização do conhecimento humano para um capitalismo consciente.

Assinale a alternativa que representa a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    V – F – V.

  • b)

    F – F – V.

  • c)

    V – V – F.

    Alternativa assinalada
  • d)

    F – V – F.

  • e)

    F – V – V.

2)“O Brasil vive um paradoxo. Pesquisas recentes revelaram que nós somos a sociedade que mais acredita em notícias falsas, ao mesmo tempo em que somos o país que afirma se preocupar mais com o que é falso e verdadeiro dentre as informações que circulam na internet. De acordo com estudo realizado em 2018 pelo instituto Ipsos, intitulado “Fake news, filter bubbles, post-truth and trust”, 62% dos entrevistados no Brasil admitiram ter acreditado em notícias falsas até descobrirem que não eram verdade, valor muito acima da média mundial de 48%.”

Sobre as perspectivas de evolução da sociedade e os impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação, analise o trecho abaixo, de autoria de NEHMY & PAIM, 2002 apud DZIEKANIAK; ROVER, 2011, completando as lacunas.

 

As vivências ____________, motivadas por melhorias sociais, educacionais e econômicas; assim como a geração de competências fundamentadas no aprendizado empírico, idealizam para a ____________ uma tecnologia que não contenha em si “potencialidades de inovação enquanto agente, e sim, enquanto instrumento.”


Alternativas:

  • a)

    dos governos/ Sociedade da Informação

  • b)

    das pessoas em geral/ Sociedade do Conhecimento

    Alternativa assinalada
  • c)

    das empresas/ Sociedade Contemporânea

  • d)

    dos grupos sub-representados/ Sociedade do Conhecimento

  • e)

    dos grupos privilegiados/ Sociedade da Informação

3)A estrutura midiática – suas técnicas, tecnologias, linguagens e a cultura que ela cria – atravessa mundo social, alterando formas de sociabilidade e ressignificando nosso contato com o mundo. Através dos processos midiáticos estabelecemos contato e criamos vínculo social. Isso não quer dizer que todas as outras mediações sociais tenham desaparecido, mas a mediação tecnológica tem, no mundo contemporâneo, uma importância maior que todas as outras.

Podemos dizer que as novas tecnologias de comunicação influenciam a sociabilidade humana no campo amoroso e dos afetos?

Assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    As novas tecnologias de comunicação influenciam a sociabilidade humana no campo amoroso e dos afetos porque criam novas oportunidades e recursos para a comunicação de afetos e relações amorosas.

    Alternativa assinalada
  • b)

    As novas tecnologias de comunicação não influenciam a sociabilidade humana no campo amoroso e dos afetos pois o romance continua o mesmo de antigamente.

  • c)

    As novas tecnologias de comunicação não influenciam a sociabilidade humana no campo amoroso e dos afetos porque a ideia de romance não tem espaço no mundo mediado pelas tecnologias.

  • d)

    As novas tecnologias de comunicação não influenciam a sociabilidade humana no campo amoroso e dos afetos, uma vez que essas relações exigem contato pessoal.

  • e)

    As novas tecnologias de comunicação influenciam a sociabilidade humana no campo amoroso e dos afetos porque somente hoje relacionamentos a distância são possíveis.

4)O ensaio “Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, publicado originalmente em 1947, é considerado um dos textos essenciais do século XX. Nele, os autores explicam o fenômeno da cultura de massa e da indústria do entretenimento construindo um dos mais influentes conceitos na análise dos meios de comunicação de massa: indústria cultural. Através dele analisam as mudanças nas concepções artísticas e sua relação com o mercado e o consumo de bens culturais.

Sobre o conceito de “Indústria Cultural” é correto afirmar:


Alternativas:

  • a)

    A arte nunca se transforma em artigo de consumo e, por isso, não pode ser confundida com mercadoria.

  • b)

    Não há uniformização artística, pois a produção da cultura no modelo industrial promove criações complexas e diversidade cultural.

  • c)

    A indústria cultural promove a padronização e a produção em série dos bens culturais como meio de democratizar a arte e promover entretenimento de qualidade a todos os setores e classes sociais.

  • d)

    A obra de arte se identifica com a lógica de reprodução cultural e econômica da sociedade, incorporando a dominação exercida pelo poder econômico sobre a sociedade e esvaziando a crítica ao sistema intrínseca às obras de arte.

    Alternativa assinalada
  • e)

    A indústria cultural incentiva a diversidade das produções, elevando o estilo artístico e a qualidade das obras pelo aumento da oferta.

5)Nas sociedades capitalistas avançadas, a população é mobilizada a se engajar nas tarefas necessárias à manutenção do sistema econômico e social através do _____________ estético massificado. As tendências à crise sistêmica e deserção individual são combatidas, entre outros meios, através da exploração mercantil da ______________e dos processos de formação da consciência. Assim sendo, acontece, porém que seu conteúdo libertador se vê freado e, ao invés do conhecimento emancipador em relação às várias formas de dominação, as _________________se veem acorrentadas à ordem social dominante.

Pensando a partir da Teoria Crítica, assinale a alternativa cujas palavras preenchem corretamente as lacunas.


Alternativas:

  • a)

    consumo,  cultura, comunicações

    Alternativa assinalada
  • b)

    produto, comunicação, pessoas

  • c)

    trabalho, mão de obra, culturas

  • d)

    consumo, mão de obra, culturas

  • e)

    pensamento, cultura, culturas

CONTINUE LENDO

Destaques