CONECTE-SE CONOSCO

Brasília

Festival Música Transforma 2024 ocupa diferentes palcos do DF entre 9 e 15 de junho

Cadê Brasília

Publicado

Em

foli-grio-orquestra-festival-musica-transforma-umnome-foto-joao-serra

Entre os dias 9 e 15 de junho, a música instrumental toma conta dos palcos candangos com a realização da terceira edição do Festival Música Transforma, a maior da história do projeto, que destaca talentos em ascensão e consolidados do Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba e Pará. Com 12 apresentações instrumentais gratuitas distribuídas em seis noites e uma tarde, cada dia em um espaço cultural diferente da cidade, a programação reúne representantes de gêneros musicais diversos, que vão do erudito ao popular, passando pelo jazz e brasilidades.

Com algumas apresentações mais intimistas e outras que prometem fazer o público dançar, a edição 2024 do festival marca os seis anos de história do projeto, iniciado em 2018 pela produtora cultural Sema – pensa e faz. Realizado em parceria com o saxofonista Esdras Nogueira e a produtora cultural Mariana Cardoso, o projeto conta com o patrocínio da Neoenergia, através de recursos da Lei de Incentiva à Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Desde a primeira edição, o Música Transforma se notabiliza por promover e fortalecer o cenário brasiliense da música instrumental, aproximando o público desta cena que funde estilos e reflete a pluralidade cultural da própria cidade e promovendo a troca entre artistas locais e de outros estados. Com influências de várias regiões do Brasil e de outros países, a capital federal se tornou um verdadeiro celeiro do instrumental, indo do choro ao jazz, do samba ao afrobeat.

Abrindo a programação, no domingo (9) a pianista candanga Ligia Moreno, conhecida nacional e internacionalmente, promete encantar com sua maestria e técnica impecável no Teatro da Escola de Música de Brasília, local onde iniciou sua carreira. A noite seguinte (10) contará com o Trio Aretê, também do DF, que apresenta um jazz brasileiro mais intimista, ideal para o espaço do TETA Cheese Bar, proporcionando uma experiência musical aconchegante.

Na terça-feira (11), o Clube do Choro será palco de estreias, com shows da harpista brasiliense, mas residente de Belo Horizonte, Arícia Ferigato Quarteto e da pianista brasiliense Iara Gomes Quarteto, lançando seus novos trabalhos, “Pequenas Voltas” e “Coisas Inúteis”, respectivamente. Será uma noite de jazz com Aricia trazendo a suavidade de sua harpa, elemento pouco comum no estilo, enquanto Iara passeia por ritmos brasileiros, jazz com grooves envolventes e até mesmo mais emocionais. Na quarta (12), é a vez do paraibano Salomão Soares se juntar aos candangos Lucas Rodrigues e Renato Galv Santos para uma apresentação focada no jazz brasileiro e repleta de improvisações no Teatro SESC Garagem.

Já na quinta (13) no palco da Infinu, a Real Gang, banda de punk jazz do DF, e Vinicius Chagas, saxofonista de São Paulo, trarão um jazz com as melodias ágeis e velozes do bebop. Logo após, Moisés Alves, célebre trompetista de Brasília, apresentará um show solo inédito especialmente preparado para o festival. Animando a sexta (14) o músico brasiliense Zé Krishna apresenta sua mistura influências musicais do Brasil e da Índia, criando uma fusão instrumental única no Eye Patch Panda.

Marcando o encerramento, o último dia do festival será uma grande celebração musical no pátio da Escola de Música de Brasília. O evento tem início com apresentações dos alunos da EMB. Em seguida, o cavaquinista Léo Benon e Regional (DF) apresentarão um repertório focado no choro, seguido pela flautista goiana Adriana Losi Quarteto (GO), com um show dedicado a compositoras mulheres.

Já bem conhecido na cena candanga, o saxofonista Esdras Nogueira se junta ao guitarrista paraense Manoel Cordeiro para um espetáculo dançante, combinando o swing das músicas de Esdras, e seu recém lançado Lá em Casa Sessions, com a maestria da guitarrada de Seu Manoel. Por fim, diretamente do Rio de Janeiro, a Foli Griô Orquestra traz toda a energia de um conjunto de afrobeat, recheado por sopros e tambores que há quase uma década anima as tardes e noites cariocas.

SERVIÇO – FESTIVAL MÚSICA TRANSFORMA 2024 (3a EDIÇÃO)
Quem se apresenta: Ligia Moreno, Trio Aretê, Arícia Ferigato Quarteto, Iara Gomes Quarteto, Salomão Soares, Lucas Rodrigues, Renato Galv Santos, Real Gang, Vinicius Chagas, Moisés Alves, Zé Krishna, Alunos da EMB, Leo Benon e Regional, Adriana Losi Quarteto, Esdras Nogueira, Manoel Cordeiro, Foli Griô Orquestra
Quando: Dia 9 de junho, às 19h; 10 a 14 de junho, às 20h; e 15 de junho, às 15h
Onde: Escola de Música de Brasília, TETA Cheese Bar, Clube do Choro, Teatro Garagem, Infinu e Eye Patch Panda
Mais informações: @festivalmusicatransforma | festivalmusicatransforma.com.
Classificação indicativa: 16 anos
PROGRAMAÇÃO GRATUITA

FESTIVAL MÚSICA TRANSFORMA 2024 (3a EDIÇÃO)
PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Domingo, 09/06 – Escola de Música de Brasília, Teatro, 19h
Lígia Moreno (DF)
Instagram: @morenoligia

Segunda-feira, 10/06 – TETA Cheese Bar, Mezanino, 20h
Trio Aretê (DF)
Instagram: @trioarete

Terça-feira, 11/06 – Clube do Choro, 20h
Aricia Ferigato Quarteto (BH/DF) e Iara Gomes Quarteto (DF)
Instagram: @ariciaferigato / @iaragomespiano

Quarta-feira, 12/06 – Teatro Garagem, 20h
Salomão Soares (PB) + Lucas Rodrigues + Renato Galv Santos (DF)
Instagram: @salomaosoares13 / @lucasrodriguesbass / @renatogalv

Quinta-feira, 13/06 – Infinu, 20h
Real Gang (DF) + Vinicius Chagas (SP) e Moisés Alves (DF)
Instagram: @moises.alves.73

Sexta-feira, 14/06 – Eye Patch Panda, 20h
Zé Krishna (DF)
Instagram: @zekrishna

Sábado, 15/06 – Escola de Música de Brasília, Pátio, 15h
Alunos da EMB, Leo Benon e Regional (DF), Adriana Losi Quarteto (GO), Esdras Nogueira (DF) + Manoel Cordeiro (PA) e Foli Griô Orquestra (RJ)
Instagram: @leobenon / @adrianalosi / @manoelcordeirooficial / @esdrasnogueira / @foligrioorquestra

Site de notícias de Brasília. Notícias sobre Distrito Federal, Brasil, cultura, saúde, gastronomia, nacionais e internacionais.

CONTINUE LENDO
Publicidade
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Cultural de Brasília

A tradicional Batalha do metrô promove grande evento

Cadê Brasília

Publicado

Em

Batalha do metrô - Divulgação

A edição especial traz o cantor Dudu e MCs de destaque nacional para uma noite de rimas eletrizantes em evento totalmente gratuito

No próximo dia 21 de junho, a partir das 19h30, a estação da Samambaia Sul será palco de uma das mais intensas manifestações culturais do Distrito Federal: a tradicional Batalha do Metrô. A edição especial: “O Apogeu” promete agitar a noite com a presença do cantor Dudu e de diversos MCs locais e nacionais, trazendo duelos eletrizantes de rimas. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos antecipadamente através do link sympla.com/BDM .

A batalha de rimas dessa edição contará com a participação dos MCs Brennuz (SP), Devilzinha (RJ), Maria (SP) e Japa (BA), quatro nomes que são referência no cenário nacional e que prometem duelos intensos e emocionantes. Para completar esse time de peso, Chris (BH) trará toda a sua versatilidade, mostrando que é um verdadeiro multiartista, subindo ao palco e mostrando toda sua habilidade nas rimas.

Para animar ainda mais a noite, o MC Dudu, que iniciou sua carreira nas batalhas de rima e hoje é conhecido como um grande artista do cenário musical. Ele já deixou sua marca em músicas do grupo Poesia Acústica. Além disso, o evento será palco para o lançamento de seis músicas inéditas de MC Gomes.

E não para por aí! Os mestres de cerimônias desta grande edição serão FB e Alva (SP). Alva é conhecido por apresentar o maior evento de rima: a Batalha da Aldeia. Juntos, eles prometem comandar a Batalha do Metrô, trazendo momentos eletrizantes que farão a galera vibrar.

A Batalha do Metrô é um movimento cultural organizado na cidade de Samambaia, organizado por Rafael (FB), Gabriel Rocha, Becka e Gomes, todos MCs das zonas periféricas. O movimento rapidamente se tornou um ponto central do calendário cultural da região, atraindo não apenas aficionados por hip-hop, mas também curiosos que desejam experimentar essa forma de expressão artística autêntica.

“Nosso espaço é democrático e acolhedor, onde todas as vozes são bem-vindas. Aqui, não há limites para o que se pode rimar, desde que haja respeito e consciência. Queremos que todos se sintam parte dessa comunidade e possam expressar sua arte livremente,” explica MC Gomes, um dos organizadores do evento.

Do metrô para o podcast

Durante o evento, os MCs FB e Gomes anunciarão o lançamento do podcast “Próxima Estação”, uma nova plataforma de entrevistas com grandes nomes, transmitida pela TV IGXP no YouTube.

O podcast será mais uma oportunidade para o público se conectar com a essência do freestyle e com os artistas que fazem a cena hip-hop brasiliense pulsar.

Sobre a Batalha de rima do metrô:

Há seis anos, toda sexta-feira, ocorre uma batalha semanal que reúne mais de 150 pessoas por evento. Em suas “Edições Especiais”, o público varia de 800 a 3000 pessoas.

Reconhecido hoje como o maior evento de batalhas do DF e um dos mais importantes do Brasil, tendo recentemente colaborado com a FMS, a maior liga de Freestyle do mundo. O evento já trouxe artistas renomados como BMO, Alves, Sofia, Kroy, Guri, Zuluzão, Youngui, Vinicius ZN, Devilzinha e Gomes, entre outros.

Além das batalhas, o evento realiza arrecadação semanal de roupas e alimentos para distribuição em áreas periféricas, promovendo também projetos sócio-educativos para todas as comunidades.

Serviço:

Batalha do Metrô da Samambaia Sul
Local: Estação Samambaia Sul – 104 sul
Data: 21 de junho
Horário: A partir das 19h30
Evento gratuito – mediante a retirada de ingressos no link: sympla.com/BDM
Classificação Indicativa: Livre – menores de 12 acompanhados pelos

responsáveis
Fonte: Fuzuê comunicação
CONTINUE LENDO

Agenda Cultural de Brasília

Sessão Azul: um dia de diversão e inclusão no Boulevard Shopping Brasília

Cadê Brasília

Publicado

Em

Sessão Azul - Abril Boulevard Shopping - Divulgação

Programação gratuita terá sessão de cinema adaptada, oficina e interação com personagens

 

Pioneiro em ações de inclusão, o Boulevard Shopping Brasília recebe mais uma edição da Sessão Azul, ação que oferece diversão e cinema especialmente voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, em um ambiente adaptado que torna muito mais confortável a experiência de ir ao cinema. A iniciativa é gratuita e acontece no dia 23 de junho, às 11h, exibindo a animação Divertida-Mente 2, no Kinoplex.

Sessão Azul é gerida pela CapaciTEAutismo Entretenimento e conta com patrocínio de shoppings, bem como parcerias de ONGs e instituições voltadas para o autismo. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo site https://www.boulevardbrasilia.com.br/acontece/Sessao-Azul-Especiala partir de 18 de junho, às 20h. Ao total, 400 cadeiras estarão disponíveis para a sessão. Os participantes também ganham um combo com pipoca pequena e refrigerante de 500 ml para curtir o filme.

A primeira sessão de cinema adaptada para o público autista em Brasília foi realizada em 2016, no Boulevard Shopping, em parceria com a empresa Sessão Azul. “A Sessão Azul surgiu da necessidade de criar eventos que pudessem atender pessoas com distúrbios sensoriais e suas famílias. Hoje, já realizamos quase meia centena de sessões de cinema com luzes levemente acesas e sons mais baixos”, explica o idealizador Leonardo Bittencourt Cardoso.

Diversão
E para deixar a diversão ainda mais completa, após o filme, haverá uma programação especial, a criançada pode tirar fotos com os personagens do Alegria e Raiva. Os pequenos também poderão participar da oficina “Criando Sentimentos”, onde produzirão bonequinhos utilizando farinha e materiais recicláveis para promover a expressão emocional e a criatividade de forma lúdica. Haverá monitoria especializada da Clínica Nima Kids para proporcionar conforto, tranquilidade e alegria aos participantes e suas famílias. As inscrições serão feitas no local, mediante disponibilidade de vagas. As turminhas serão formadas a cada 20 minutos, com capacidade de até 30 crianças. Indicado para crianças de 02 a 12 anos.

As famílias também podem aproveitar o dia para fazer piquenique em lounges com almofadas e toalhas. Caberá às famílias levarem suas comidinhas de preferência. “O Boulevard Shopping Brasília sempre teve o cuidado de acolher seu público plural e tornar a experiência no complexo o mais agradável possível para todos. Uma das iniciativas é a parceria com a Sessão Azul que, há 8 anos, exibe os blockbusters adaptados”, conta Luana Citon, gerente de marketing.

A partir do dia 18 estará à venda um livrinho de colorir inspirado nos personagens da animação Divertida-Mente 2. E poderá ser adquirido em www.boulevardbrasilia.com.br  por R$ 15. Os livros serão retirados no domingo (23), e haverá um espaço com mesas, cadeiras e lápis de cor à disposição da criançada para pintar.

Divertida-Mente 2
A sequência da animação da Disney e da Pixar regressa à mente de Riley, recém-chegada à adolescência, enquanto o Quartel General é alvo de uma demolição súbita para dar espaço a algo totalmente inesperado: novas Emoções! A Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Repulsa, que têm feito, sem dúvida, uma boa gestão, não sabem como reagir à chegada da Ansiedade. E parece que ela não veio sozinha… O filme é realizado por Kelsey Mann e produzido por Mark Nielsen.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=yAZxx8t9zig

Programação:
11h – 
Sessão Azul com Divertida-Mente 2
13h às 16h – Meet & Greet com personagens Alegria e Raiva e Oficina Criando Sentimentos

SERVIÇO
Sessão Azul – Divertida-Mente 2

Data: 23 de junho
Horário: 11h
Local: Cinema Kinoplex – Boulevard Shopping
Ingressos: gratuitos, mediante retirada no site a partir do dia 18 de junho, às 20h. Link: https://www.boulevardbrasilia.com.br/acontece/Sessao-Azul-Especial
Informações: www.sessaoazul.com.br e www.boulevardbrasilia.com.br

Boulevard Shopping Brasília
Setor Terminal Norte, Conj J – Asa Norte
Informações: (61) 3448-3300
Canais digitais: https://www.boulevardbrasilia.com.br/
@boulevardshoppingbrasilia

CONTINUE LENDO

Agenda Cultural de Brasília

CELEBRE O 85º ANIVERSÁRIO DO BATMAN NO TAGUATINGA SHOPPING

Cadê Brasília

Publicado

Em

Divulgação

Uma experiência de compras temática celebrando um dos maiores Super-Heróis da DC e um ícone da indústria do entretenimento encantará pais e crianças

 

A Warner Bros. Discovery Global Themed Entertainment e o TGS têm o prazer de anunciar o lançamento do Evento de 85º Aniversário do Batman, celebrando um dos Super-Heróis mais icônicos e amados da DC na cultura pop. Até o dia 28 de julho, os visitantes poderão desfrutar de uma experiência interativa em homenagem aos 85 anos do Cavaleiro das Trevas.

Celebre o Batman!

Localizado no coração de Brasília, o evento de 85º aniversário do Batman no Taguatinga Shopping transporta os fãs para o mundo do herói, oferecendo aventuras para toda a família. Cada atração foi meticulosamente projetada para capturar a essência do personagem, proporcionando uma experiência imersiva e inesquecível para os visitantes.

Destaques do parque:

● Escalada do Batman: um desafio emocionante onde os visitantes podem escalar as alturas de Gotham City para alcançar o icônico Bat-Sinal.

● Escape Room do Batman: uma experiência de realidade virtual que mergulha os visitantes nos enigmas do Charada, exigindo lógica e coragem.

● Escorrega Batcaverna:  uma aventura que permite aos buscadores de emoção deslizarem diretamente da Batcaverna.

● Escorregador Maluco: inspirado nos super-vilões Arlequina e Coringa, esta atração promete muita diversão e adrenalina.

● Área Baby Mini-Heróis: um espaço seguro e encantador dedicado aos visitantes mais jovens, com atividades apropriadas para crianças de até 3 anos.

Uma experiência inédita no Brasil

“Estamos extremamente entusiasmados em trazer o evento do 85º aniversário do Batman para o TGS,” afirma Mayce Tranquillini, gerente de marketing do shopping.  “Este parque é uma celebração monumental do legado do personagem e estamos confiantes de que será uma experiência imperdível para nossos visitantes.”

“Estamos orgulhosos de celebrar os 85 anos do Batman no Taguatinga Shopping,” completa Marcos Mello, Diretor Geral da WBDGTE no Brasil. “O Batman é um ícone atemporal e estamos entusiasmados em proporcionar aos fãs uma experiência interativa e memorável no ambiente acolhedor e vibrante do Taguatinga Shopping.”

SERVIÇO: Parque Batman 85 anos
Quando: até 28 de julho de 2024.
Onde: Praça Central, Piso 1 – Taguatinga Shopping.
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
Valor: R$ 35 para 20 minutos de brincadeiras, com cobrança de R$ 1 por cada minuto excedido.
Acesso livre para todos os públicos.
Acesse https://www.taguatingashopping.com.br/ ou @taguashopping para mais informações.

CONTINUE LENDO

Destaques