CONECTE-SE CONOSCO

Brasília

Igualando Oportunidades: transformando sonhos em negócios de sucesso

Cadê Brasília

Publicado

Em

No Planetário de Brasília, uma iniciativa está moldando o futuro do empreendedorismo negro.

Com uma abordagem inovadora e focada no desenvolvimento de liderança e habilidades empreendedoras, o projeto Igualando Oportunidades, uma incubadora de projetos de afroempreendedorismo, surge como uma resposta à necessidade urgente de trazer conhecimento e capacitação para a comunidade negra que deseja ingressar no mundo dos negócios. O programa já impactou centenas de vidas e está mudando o cenário do empreendedorismo negro em Brasília.

Desde o seu lançamento, a incubadora tem sido um farol de esperança para aqueles que buscam espaço no mercado de trabalho e no mundo dos negócios. Com 11 turmas de capacitação já realizadas, o programa visa mitigar as disparidades de capacitação e autoconhecimento enfrentadas pela comunidade negra.

Segundo a diretora do projeto, Cristiane Pereira, o Igualando Oportunidades nasceu da necessidade de enfrentar as barreiras que impedem o acesso dos jovens negros ao mercado de trabalho. “Ao oferecer cursos e treinamentos focados no desenvolvimento de habilidades e na promoção da igualdade de oportunidades, buscamos criar um ambiente mais inclusivo e justo para os empreendedores negros e suas comunidades”, destaca.

O sucesso do projeto é evidente na vida dos participantes, cujas vidas foram transformadas pela oportunidade de adquirir novos conhecimentos e habilidades. Para Simonio Rosal, por exemplo, que atua como produtor de eventos, sua motivação para participar do projeto Igualando Oportunidades foi a possibilidade de apresentar sua ideia de empreendimento e ajustá-la com os aprendizados oferecidos.

Segundo Simonio, é difícil encontrar iniciativas exclusivas para pessoas negras. “Vi no projeto uma maneira de estar inserido em um ambiente com pessoas negras, compartilhando anseios e medos”. Sua proposta de empresa consiste em criar um sistema de gerenciamento de orçamentos online para empresas de eventos, com foco atualmente na área de projetos culturais.

Para ele, o autoconhecimento envolve o fortalecimento das potencialidades das pessoas negras, destacando que há muitos talentos brilhantes ao seu redor. “O projeto visa trazer pessoas negras para mentoria, mostrando que há uma nova geração de empreendedores negros, estimulando um novo olhar sobre o assunto”, destaca o aluno.

Já a projetista socioambiental e cultural Luciana Rodrigues Fonseca, mesmo sem uma empresa definida para participar da incubadora, ela resolveu se inscrever para planejar e montar futuramente um ponto de cultura em um terreno ao lado de sua casa. “Sou bacharel em direito e graduanda em gestão ambiental, e pretendo passar os meus conhecimentos para as pessoas que moram na periferia, assim como eu”, enfatiza a aluna do projeto.

Luciana se inscreveu no Igualando Oportunidades  por ser online e voltada para pessoas negras e pardas, além de ser gratuita. “Aprendi muito sobre metas, planejamento e foco, isso me ajudará muito no meu dia a dia, por eu ser projetista, sociocultural e ambiental e trabalhar home office. Após a incubação, seus planos incluem buscar mais conhecimento em outros cursos, continuar com as oficinas em sua garagem para pessoas em situação de vulnerabilidade social e buscar parcerias para construir um ponto de cultura socioambiental.

O projeto Igualando Oportunidades chegou na vida de  Yuri Assis da Silva através de uma amiga empreendedora. Após as mentorias, Wyllkens começou a transformar sua startup, Ex Devedor. “Eu não tinha noção da gestão da minha empresa, atuava como vendedor e funcionário e não como dono e fundador”, relata Wyllkens. Enfrentando preconceitos no mercado, ele se deparou com a realidade de que influenciadores negros recebem menos que os brancos, uma situação que o fez questionar sua competência.

A vida ensinou Wyllkens a empreender por necessidade. Em busca de se sustentar e superar dificuldades financeiras, ele se aventurou na venda de trufas para quitar dívidas. Participar da maratona de negócios da Campus Party 2024 em Brasília, onde conquistou o terceiro lugar, foi um ponto de virada. Percebeu que não poderia agir apenas como um fazedor de dinheiro.  “A incubadora me deu uma visão e uma linha de ação diferente que impactou meus clientes de outra forma. Escrevendo este texto e revendo minha história, percebo que conquistei companheiros e aliados incríveis. Este ano, tenho a perspectiva de crescer 23% em relação ao ano passado. Quero ajudar a tirar 100 pessoas das dívidas e atender 1000 pessoas”.

Aprendizados que impulsionam o sucesso

As palestras do Projeto Igualando Oportunidades, que tiveram início em janeiro de 2024 e se estendem até junho, têm como foco principal oferecer aprendizados fundamentais para o sucesso de empreendimentos. Os temas abordados nas aulas incluem desde a exploração do universo das startups, técnicas de prototipação e validação do cliente, até os aspectos jurídicos relevantes para empreendimentos, estratégias de vendas e crescimento.

Com isso, os participantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos valiosos que abrangem desde a concepção da ideia até a expansão do mercado, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e fortalecimento de seus negócios.

Para Danilo Abreu, sócio da Mercantil Contabilidade e um dos mentores do projeto Igualando Oportunidades, que ministrou uma palestra sobre os desafios do empreendedorismo e a importância da contabilidade nesse contexto, é essencial que os alunos estejam atentos às mudanças e desafios constantes do ambiente empresarial, enfatizando a importância de tomar decisões embasadas em relatórios gerenciais para garantir o sucesso e a saúde financeira da empresa.

“Tem que seguir à risca, alguns relatórios gerenciais para as tomadas de decisões. É nesses pequenos insights que a gente vai aprendendo e ensinando nesse mundo empreendedor”, disse o mentor do projeto. Ao compartilhar suas experiências, Danilo destacou a importância de aprender com as vivências do mundo empreendedor, tanto para aqueles que estão começando quanto para os já estabelecidos no mercado.

Para o consultor de marketing e inteligência artificial, Thiago Luiz Silva Campos, um dos mentores do projeto Igualando Oportunidades, sua atuação no projeto tem sido marcada por uma abordagem inovadora, priorizando conteúdos de aplicação prática e imediata em contraposição ao modelo tradicional de ensino mais conceitual e teórico. Além disso, é o criador do Método FERA, direcionado a atrair clientes de a

“Como mentor tive a oportunidade de compartilhar pontos de virada na minha trajetória empreendedora, enfatizando que, diferentemente do que ocorria antigamente, hoje é preciso executar as coisas enquanto se aprende, pois na tentativa dominar tudo sobre uma estratégia para depois implementá-la, corre-se um sério risco de já estar desatualizado quando se termina de estudar”.

Um futuro de oportunidades para a comunidade negra

Com o primeiro ciclo da incubadora chegando ao fim em junho, o Igualando Oportunidades se prepara para novos desafios. A diretora do projeto, Cristiane Pereira, resume com entusiasmo: “Estamos muito contentes com o que conquistamos até agora, mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Continuaremos trabalhando incansavelmente para garantir que cada vez mais jovens negros tenham acesso às ferramentas e oportunidades necessárias para alcançar o sucesso”.

Para aqueles que desejam se juntar à jornada de sucesso do Igualando Oportunidades, as inscrições estão abertas para o próximo ciclo da incubadora. Além disso, todo o conteúdo produzido pelo projeto está disponível no canal do YouTube, permitindo que mais pessoas se beneficiem do conhecimento e da experiência compartilhada.

O Projeto Igualando Oportunidades é uma iniciativa do Instituto Multiplicidades, em 2024, executado pelo IBRACHICS, com fomento do Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Territórios (MPTDFT) e apoio da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTIDF).

Para acompanhar as novidades e se inscrever nas próximas turmas, acesse o canal do YouTube do projeto: https://www.youtube.com/@igualandooportunidadesbras6607

CONTINUE LENDO
Publicidade
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Cultural de Brasília

A tradicional Batalha do metrô promove grande evento

Cadê Brasília

Publicado

Em

Batalha do metrô - Divulgação

A edição especial traz o cantor Dudu e MCs de destaque nacional para uma noite de rimas eletrizantes em evento totalmente gratuito

No próximo dia 21 de junho, a partir das 19h30, a estação da Samambaia Sul será palco de uma das mais intensas manifestações culturais do Distrito Federal: a tradicional Batalha do Metrô. A edição especial: “O Apogeu” promete agitar a noite com a presença do cantor Dudu e de diversos MCs locais e nacionais, trazendo duelos eletrizantes de rimas. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos antecipadamente através do link sympla.com/BDM .

A batalha de rimas dessa edição contará com a participação dos MCs Brennuz (SP), Devilzinha (RJ), Maria (SP) e Japa (BA), quatro nomes que são referência no cenário nacional e que prometem duelos intensos e emocionantes. Para completar esse time de peso, Chris (BH) trará toda a sua versatilidade, mostrando que é um verdadeiro multiartista, subindo ao palco e mostrando toda sua habilidade nas rimas.

Para animar ainda mais a noite, o MC Dudu, que iniciou sua carreira nas batalhas de rima e hoje é conhecido como um grande artista do cenário musical. Ele já deixou sua marca em músicas do grupo Poesia Acústica. Além disso, o evento será palco para o lançamento de seis músicas inéditas de MC Gomes.

E não para por aí! Os mestres de cerimônias desta grande edição serão FB e Alva (SP). Alva é conhecido por apresentar o maior evento de rima: a Batalha da Aldeia. Juntos, eles prometem comandar a Batalha do Metrô, trazendo momentos eletrizantes que farão a galera vibrar.

A Batalha do Metrô é um movimento cultural organizado na cidade de Samambaia, organizado por Rafael (FB), Gabriel Rocha, Becka e Gomes, todos MCs das zonas periféricas. O movimento rapidamente se tornou um ponto central do calendário cultural da região, atraindo não apenas aficionados por hip-hop, mas também curiosos que desejam experimentar essa forma de expressão artística autêntica.

“Nosso espaço é democrático e acolhedor, onde todas as vozes são bem-vindas. Aqui, não há limites para o que se pode rimar, desde que haja respeito e consciência. Queremos que todos se sintam parte dessa comunidade e possam expressar sua arte livremente,” explica MC Gomes, um dos organizadores do evento.

Do metrô para o podcast

Durante o evento, os MCs FB e Gomes anunciarão o lançamento do podcast “Próxima Estação”, uma nova plataforma de entrevistas com grandes nomes, transmitida pela TV IGXP no YouTube.

O podcast será mais uma oportunidade para o público se conectar com a essência do freestyle e com os artistas que fazem a cena hip-hop brasiliense pulsar.

Sobre a Batalha de rima do metrô:

Há seis anos, toda sexta-feira, ocorre uma batalha semanal que reúne mais de 150 pessoas por evento. Em suas “Edições Especiais”, o público varia de 800 a 3000 pessoas.

Reconhecido hoje como o maior evento de batalhas do DF e um dos mais importantes do Brasil, tendo recentemente colaborado com a FMS, a maior liga de Freestyle do mundo. O evento já trouxe artistas renomados como BMO, Alves, Sofia, Kroy, Guri, Zuluzão, Youngui, Vinicius ZN, Devilzinha e Gomes, entre outros.

Além das batalhas, o evento realiza arrecadação semanal de roupas e alimentos para distribuição em áreas periféricas, promovendo também projetos sócio-educativos para todas as comunidades.

Serviço:

Batalha do Metrô da Samambaia Sul
Local: Estação Samambaia Sul – 104 sul
Data: 21 de junho
Horário: A partir das 19h30
Evento gratuito – mediante a retirada de ingressos no link: sympla.com/BDM
Classificação Indicativa: Livre – menores de 12 acompanhados pelos

responsáveis
Fonte: Fuzuê comunicação
CONTINUE LENDO

Agenda Cultural de Brasília

Sessão Azul: um dia de diversão e inclusão no Boulevard Shopping Brasília

Cadê Brasília

Publicado

Em

Sessão Azul - Abril Boulevard Shopping - Divulgação

Programação gratuita terá sessão de cinema adaptada, oficina e interação com personagens

 

Pioneiro em ações de inclusão, o Boulevard Shopping Brasília recebe mais uma edição da Sessão Azul, ação que oferece diversão e cinema especialmente voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, em um ambiente adaptado que torna muito mais confortável a experiência de ir ao cinema. A iniciativa é gratuita e acontece no dia 23 de junho, às 11h, exibindo a animação Divertida-Mente 2, no Kinoplex.

Sessão Azul é gerida pela CapaciTEAutismo Entretenimento e conta com patrocínio de shoppings, bem como parcerias de ONGs e instituições voltadas para o autismo. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo site https://www.boulevardbrasilia.com.br/acontece/Sessao-Azul-Especiala partir de 18 de junho, às 20h. Ao total, 400 cadeiras estarão disponíveis para a sessão. Os participantes também ganham um combo com pipoca pequena e refrigerante de 500 ml para curtir o filme.

A primeira sessão de cinema adaptada para o público autista em Brasília foi realizada em 2016, no Boulevard Shopping, em parceria com a empresa Sessão Azul. “A Sessão Azul surgiu da necessidade de criar eventos que pudessem atender pessoas com distúrbios sensoriais e suas famílias. Hoje, já realizamos quase meia centena de sessões de cinema com luzes levemente acesas e sons mais baixos”, explica o idealizador Leonardo Bittencourt Cardoso.

Diversão
E para deixar a diversão ainda mais completa, após o filme, haverá uma programação especial, a criançada pode tirar fotos com os personagens do Alegria e Raiva. Os pequenos também poderão participar da oficina “Criando Sentimentos”, onde produzirão bonequinhos utilizando farinha e materiais recicláveis para promover a expressão emocional e a criatividade de forma lúdica. Haverá monitoria especializada da Clínica Nima Kids para proporcionar conforto, tranquilidade e alegria aos participantes e suas famílias. As inscrições serão feitas no local, mediante disponibilidade de vagas. As turminhas serão formadas a cada 20 minutos, com capacidade de até 30 crianças. Indicado para crianças de 02 a 12 anos.

As famílias também podem aproveitar o dia para fazer piquenique em lounges com almofadas e toalhas. Caberá às famílias levarem suas comidinhas de preferência. “O Boulevard Shopping Brasília sempre teve o cuidado de acolher seu público plural e tornar a experiência no complexo o mais agradável possível para todos. Uma das iniciativas é a parceria com a Sessão Azul que, há 8 anos, exibe os blockbusters adaptados”, conta Luana Citon, gerente de marketing.

A partir do dia 18 estará à venda um livrinho de colorir inspirado nos personagens da animação Divertida-Mente 2. E poderá ser adquirido em www.boulevardbrasilia.com.br  por R$ 15. Os livros serão retirados no domingo (23), e haverá um espaço com mesas, cadeiras e lápis de cor à disposição da criançada para pintar.

Divertida-Mente 2
A sequência da animação da Disney e da Pixar regressa à mente de Riley, recém-chegada à adolescência, enquanto o Quartel General é alvo de uma demolição súbita para dar espaço a algo totalmente inesperado: novas Emoções! A Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Repulsa, que têm feito, sem dúvida, uma boa gestão, não sabem como reagir à chegada da Ansiedade. E parece que ela não veio sozinha… O filme é realizado por Kelsey Mann e produzido por Mark Nielsen.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=yAZxx8t9zig

Programação:
11h – 
Sessão Azul com Divertida-Mente 2
13h às 16h – Meet & Greet com personagens Alegria e Raiva e Oficina Criando Sentimentos

SERVIÇO
Sessão Azul – Divertida-Mente 2

Data: 23 de junho
Horário: 11h
Local: Cinema Kinoplex – Boulevard Shopping
Ingressos: gratuitos, mediante retirada no site a partir do dia 18 de junho, às 20h. Link: https://www.boulevardbrasilia.com.br/acontece/Sessao-Azul-Especial
Informações: www.sessaoazul.com.br e www.boulevardbrasilia.com.br

Boulevard Shopping Brasília
Setor Terminal Norte, Conj J – Asa Norte
Informações: (61) 3448-3300
Canais digitais: https://www.boulevardbrasilia.com.br/
@boulevardshoppingbrasilia

CONTINUE LENDO

Agenda Cultural de Brasília

CELEBRE O 85º ANIVERSÁRIO DO BATMAN NO TAGUATINGA SHOPPING

Cadê Brasília

Publicado

Em

Divulgação

Uma experiência de compras temática celebrando um dos maiores Super-Heróis da DC e um ícone da indústria do entretenimento encantará pais e crianças

 

A Warner Bros. Discovery Global Themed Entertainment e o TGS têm o prazer de anunciar o lançamento do Evento de 85º Aniversário do Batman, celebrando um dos Super-Heróis mais icônicos e amados da DC na cultura pop. Até o dia 28 de julho, os visitantes poderão desfrutar de uma experiência interativa em homenagem aos 85 anos do Cavaleiro das Trevas.

Celebre o Batman!

Localizado no coração de Brasília, o evento de 85º aniversário do Batman no Taguatinga Shopping transporta os fãs para o mundo do herói, oferecendo aventuras para toda a família. Cada atração foi meticulosamente projetada para capturar a essência do personagem, proporcionando uma experiência imersiva e inesquecível para os visitantes.

Destaques do parque:

● Escalada do Batman: um desafio emocionante onde os visitantes podem escalar as alturas de Gotham City para alcançar o icônico Bat-Sinal.

● Escape Room do Batman: uma experiência de realidade virtual que mergulha os visitantes nos enigmas do Charada, exigindo lógica e coragem.

● Escorrega Batcaverna:  uma aventura que permite aos buscadores de emoção deslizarem diretamente da Batcaverna.

● Escorregador Maluco: inspirado nos super-vilões Arlequina e Coringa, esta atração promete muita diversão e adrenalina.

● Área Baby Mini-Heróis: um espaço seguro e encantador dedicado aos visitantes mais jovens, com atividades apropriadas para crianças de até 3 anos.

Uma experiência inédita no Brasil

“Estamos extremamente entusiasmados em trazer o evento do 85º aniversário do Batman para o TGS,” afirma Mayce Tranquillini, gerente de marketing do shopping.  “Este parque é uma celebração monumental do legado do personagem e estamos confiantes de que será uma experiência imperdível para nossos visitantes.”

“Estamos orgulhosos de celebrar os 85 anos do Batman no Taguatinga Shopping,” completa Marcos Mello, Diretor Geral da WBDGTE no Brasil. “O Batman é um ícone atemporal e estamos entusiasmados em proporcionar aos fãs uma experiência interativa e memorável no ambiente acolhedor e vibrante do Taguatinga Shopping.”

SERVIÇO: Parque Batman 85 anos
Quando: até 28 de julho de 2024.
Onde: Praça Central, Piso 1 – Taguatinga Shopping.
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.
Valor: R$ 35 para 20 minutos de brincadeiras, com cobrança de R$ 1 por cada minuto excedido.
Acesso livre para todos os públicos.
Acesse https://www.taguatingashopping.com.br/ ou @taguashopping para mais informações.

CONTINUE LENDO

Destaques