CONECTE-SE CONOSCO

Agenda Cultural de Brasília

Nova era no Cine Brasília: Box Cultural reassume gestão com novidades, metas e programação com sessões especiais

Cadê Brasília

Publicado

Em

Cine Brasília - Divulgação

A parceria entre a Organização da Sociedade Civil Box Cultural e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec) à frente do Cine Brasília está de volta. Na última terça-feira (28) foi firmado o contrato de gestão compartilhada que terá vigência de três anos, marcando o início de uma nova fase para este espaço cultural e garantindo o seu funcionamento até 2027.

 

Com 64 anos de história, o Cine Brasília é um dos mais importantes centros de exibição cinematográfica da América Latina. Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1987, sua trajetória está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento do cinema local e nacional. Nos últimos meses, a Secec realizou uma nova seleção que assegura a operação deste equipamento tão valioso. À frente da pasta da Cultura, Cláudio Abrantes celebra a  retomada das atividades e continuidade das ações do Cine.

 

“A gente está com a Box (Cultural) que foi a vencedora — que já fez um trabalho com a gente no passado, um trabalho exemplar —, e teve a melhor pontuação. A Box já vai entrar em operação nos próximos dias para que a gente tenha uma programação com filmes, debates, na essência do Cine Brasília.”

 

O secretário também salienta a importância do novo formato de contrato, com um ano a mais de duração. “Este contrato traz uma novidade, que é a validade de três anos. A Box fica três anos conosco e isso dá um ganho, uma tranquilidade muito grande para quem frequenta, para quem gosta do Cine Brasília”, pontua.

 

Dando continuidade ao trabalho iniciado em agosto de 2022, com o contrato de co-gestão que se encerrou em março deste ano, a Box Cultural segue para o segundo período à frente da condução do Cine. Sara Rocha, diretora geral da Box Cultural, ressalta a alegria da organização de  estar novamente gerindo o cinema.

 

“A gente está muito feliz e honrado em seguir nesse trabalho para fazer a programação, a manutenção e o cuidado com esse equipamento tão amado pela cidade, sem dúvidas aproveitando alguns aprendizados que a gente conseguiu desenvolver e diagnosticar na primeira etapa, e procurando ampliar e melhorar algumas características e estratégias.”

 

Algumas ações experimentadas na última gestão e que serão mantidas e aprimoradas. A gestão vai manter e aperfeiçoar o formulário de solicitação de pauta, que permite a qualquer ente ou pessoa solicitar e programar atividades no Cine Brasília; bem como manter a Seleção de Curtas, uma iniciativa pioneira do Cine em selecionar com cachê curtas-metragens que são exibidos na grade; tudo isso mantendo a programação alinhada com a produção independente nacional e internacional.

 

Além das práticas mencionadas, a gestão pretende ampliar as sessões acessíveis, que passarão a acontecer duas vezes por mês, exibindo filmes com audiodescrição sincronizado na sala, com legenda descritiva e janela de Libras na tela, com sala à meia luz e som reduzido para abarcar pessoas autistas e/ou com sensibilidades auditivas.

 

Também é importante evidenciar a relevância de o contrato de gestão ter sido estendido por três anos e algumas metas da nova administração. Agora vão ser três anos de gestão, então a ideia é que as várias ações continuadas ganhem mais fôlego e mais peso. Queremos cumprir uma meta de pelo menos 864 sessões, com uma previsão de 72 mensais, algo que a gente cumpriu acima, na gestão passada. A ideia é manter essa métrica — inclusive aumentá-la. Previsão de lançamentos de filmes, pelo menos 18, sempre aliados com debates; e realização de pelo menos 19 mostras temáticas.

 

A gestão prevê a exibição de 150 curtas-metragens dentro da programação comercial, selecionados por meio da chamada pública, além da realização de 150 sessões infantis e infanto-juvenis, com pelo menos 34 sessões dedicadas ao programa Territórios Culturais. Também estão previstas 27 palestras e atividades formativas com figuras de destaque no cenário nacional e internacional, em alinhamento com o Programa Conexão Cultura DF. O plano inclui ainda 18 oficinas voltadas para jovens, com no mínimo 36 horas de atividades que cobrem funções técnicas da cadeia produtiva audiovisual.

 

Também serão realizadas três edições do FomentaCine, o ambiente de mercado do Cine Brasília, com previsão de cada uma ser realizada em abril dos próximos anos, trazendo novamente as consultorias, as rodadas de negócios, pitchings, seminários e uma série de atividades variadas.

 

Destaque para as metas futuras de buscar uma captação complementar de recursos para fazer a troca das poltronas do cinema e outra para a requalificação da área do café, tornando este último um ambiente convidativo, com uma oferta diversificada, de qualidade; uma espécie de hub criativo de empreendimentos gastronômicos de Brasília, a partir de um aviso público que será aberto pela Secretaria  de Cultura no futuro.

 

SESSÕES ESPECIAIS

Na primeira semana de junho, haverá três sessões especiais no Cine Brasília, todas com entrada gratuita. A partir desta quarta-feira (5), o espaço recebe os eventos do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), da TV Senado, e da Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil.

 

A semana se inicia com a “Jornada Bruno Pereira e Dom Phillips”, evento do Ministério dos Povos Indígenas que, já na abertura, traz representantes do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, (MDHC), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), e da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). Depois, haverá a mesa redonda “A memória do indigenismo no Vale do Javari a partir da luta dos defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas”, seguida da exibição do documentário Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom, da diretora Sônia Bridi, em homenagem póstuma ao assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ocorrido há dois anos no Amazonas.

 

Destaca-se a necessidade de confirmação de presença através de formulário.

 

Na quinta-feira (6), o Cine Brasília recebe o documentário Arte no Caos, do diretor Jimi Figueiredo, da TV Senado. A exibição mostra o processo de criação do artista plástico Vik Muniz para o mosaico que foi posteriormente doado ao Congresso Nacional. A obra narra a história da invasão da Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, a partir da ótica da reconstrução do Congresso Nacional, e utiliza destroços dos atos ocorridos naquela data.

 

A semana se encerra com o documentário “Da Bahia para o Brooklyn – Histórias do Caribe”, dirigido e protagonizado pela jornalista holandesa Nina Jurna, promovido pela Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil, que será exibido nesta sexta-feira (7). A obra narra um retorno e busca pelas próprias raízes em uma viagem por inúmeros países, onde passado e presente se entrelaçam e revelam a escravidão e colonialismo.

 

SERVIÇO – CINE BRASÍLIA

Endereço: Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília, DF, 70345-400.

Informações pelo WhatSApp: 61 99878-2198 ou contato.cinebrasilia@gmail.com

Ingressos à venda na bilheteria ou pelo link: ingresso.com/cinema/cine-brasilia

 

PROGRAMAÇÃO 05 A 7 DE JUNHO

 

SEGUNDA-FEIRA, 03/06

Fechado para dedetização

 

TERÇA-FEIRA, 04/06

Fechado para montagem do evento do Ministério dos Povos Indígenas

 

QUARTA-FEIRA, 05/06 (entrada gratuita)

14h00 — Abertura “Jornada Bruno Pereira e Dom Phillips”

15h00 — Mesa redonda “A memória do indigenismo no Vale do Javari a partir da luta dos defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas”

16h30 — Exibição Vale dos Isolados: O Assassinato de Bruno e Dom

 

QUINTA-FEIRA, 06/06 (entrada gratuita)

20h00 — Arte no Caos

 

SEXTA-FEIRA, 07/06 (entrada gratuita)

19h00 — Da Bahia para o Brooklyn: Histórias do Caribe

 

SESSÕES ESPECIAIS

 

Vale dos Isolados: o Assassinato de Bruno e Dom

(Documentário/Crime/Investigação/Brasil/2023/103min)

de Sônia Bridi

Sinopse: O assassinato de Bruno e Dom revela como a negligência do Estado fez ressurgir um ciclo histórico de violência na região com o maior número de indígenas isolados do mundo.

Classificação indicativa: 12 anos

Trailer: Vale dos Isolados – o assassinato de Bruno e Dom

 

Arte no Caos

(Documentário/Brasil/2023/40min)

de Jimi Figueiredo

Sinopse: ‘Arte no caos’ retrata o processo criativo do artista Vik Muniz durante a elaboração da obra ‘8 de Janeiro de 2023’. Criada a partir dos destroços dos atos ocorridos naquela data.

Classificação indicativa: 12 anos

Trailer: Arte no Caos

 

Da Bahia para o Brooklyn – Histórias do Caribe

(Documentário/Países Baixos/2023/44min)

de Nina Jurna

Sinopse: Para contar a história do Caribe, é quase impossível não começar profundamente na América do Sul, na Bahia, Brasil, e terminar no Brooklyn, Nova York. Nina Jurna mudou-se para o Brasil em 2011 com a crença de que encontraria lá a sociedade mista ideal – um caldeirão de cores e culturas. No entanto, rapidamente se prova ser uma ilusão. O Brasil é uma sociedade dura, baseada em classes, onde os privilégios e as posições de destaque são predominantemente ocupados pela elite branca brasileira. Na base da escada social estão principalmente os brasileiros negros. No Rio, a história da escravidão foi literalmente varrida para debaixo do tapete. Mas como é em Salvador, a capital do estado da Bahia, onde a maioria da população é negra?

Classificação indicativa: livre

Trailer: Da Bahia para o Brooklyn – Histórias do Caribe

Site de notícias de Brasília. Notícias sobre Distrito Federal, Brasil, cultura, saúde, gastronomia, nacionais e internacionais.

CONTINUE LENDO
Publicidade
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agenda Cultural de Brasília

Festival CoMA: Com Criolo, Alceu Valença e Tássia Reis, evento anuncia line-up completo

Cadê Brasília

Publicado

Em

Artistas confirmados no Festival CoMA 2024 - à direita Criolo e ao centro Alceu Valença - Divulgação

Entre os dias 3 e 11 de agosto, o CCBB Brasília (Centro Cultural Banco do Brasil) recebe um dos maiores festivais de música e conferências do Brasil, o Festival CoMA (Consciência, Música e Arte). Nomes como Ana Cañas, Alceu ValençaCriolo, Brisa Flow e Tássia Reis fazem parte do line-up que contempla ainda outros 25 artistas que prometem agitar a capital brasileira. Os ingressos, acessíveis, estarão disponíveis a R$ 30, no valor de inteira.
Para o primeiro final de semana, que será gratuito, artistas como Tulipa RuizChoro no Eixo, Oswaldo Amorim, Mamulengo Lengo Tengo, Maglore e Akhi Huna se apresentam no evento que seguirá por toda a semana, oferecendo ao público conferências sobre o futuro do entretenimento musical no país.

 

Durante os dias 7 e 9 de agosto, o CCBB Brasília recebe os artistas: Ana Cañas, Martins convida Cátia De França, RDD Luana Flores.

 

Já para o final de semana do dia 10 e 11, o Festival CoMA conta com a participação dos cantores: Alceu ValençaCriolo, Tássia Reis, Chico Chico, Brisa Flow, Mãeana canta JG, Jaloo, Rapadura, Trampa, Iara Gomes, Klap, Tamara Maravilha, Hellen, Kirá, Anna Moura, Rachel Reis, Juliana Linhares, Ana Frango Elétrico, Afrocidade, Novíssimo Edgar, Canto Cego, Umiranda, Ane Êoketu, Vavá Afiouni, Flor, Furacão, Lupa e DJ Janna.

 

SERVIÇO
Festival CoMA 
3.08 a 11.08
Local: CCBB Brasília

Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) | SCES Trecho 02 Lote 22 Ed. Tancredo Neves. Setor De Clubes Sul. Brasília – DF
Classificação indicativa: A classificação é de 16 anos, a partir das 18h nos dias 06, 07, 08 e 09 e a partir das 15h nos dias 10 e 11 de agosto.

 

Sobre o Festival CoMA
O Festival CoMA é uma celebração da música, cultura e criatividade que une pessoas, culturas e ideias em uma comunhão inspiradora. Nascido em Brasília em 2017, vem sendo realizado anualmente. Já passaram pelos palcos do CoMA nomes como Elza Soares, Maria Gadu, Ney Matogrosso, Gaby Amarantos, Gal Costa, entre outros expoentes da música.
A 7ª edição, neste ano, se destaca pela diversidade musical e por provocar reflexões sobre a relação entre cultura e o mercado do entretenimento. Além dos shows, que atraem grandes públicos, a Conferência CoMA promove um grande intercâmbio de conhecimento entre artistas e bandas em projeção, bem como profissionais já experientes do mercado musical. Em 2023, o Festival CoMA ingressou no movimento “Brasília é de Festivais”, endossando seu potencial turístico e de fomento da economia local.
Sobre o CCBB Brasília  

 

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

 

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.

 

Desde o final de 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

 

CCBB Brasília
Patrícia Gomes Serfaty – (61) 3108 7600 / (61) 995570703

patriciaserfaty@bb.com.br
E-mail: ccbbdf@bb.com.br

Site/ bb.com.br/cultura

Instagram/ccbbbrasilia

TikTok/@ccbbcultural

 

Acompanhe o festival CoMA pelas redes sociais:

 

Instagram: festivalcoma

TikTok: festivalcoma

Twitter: festival_coma

Youtube: Link

CONTINUE LENDO

Agenda Cultural de Brasília

A tradicional Batalha do metrô promove grande evento

Cadê Brasília

Publicado

Em

Batalha do metrô - Divulgação

A edição especial traz o cantor Dudu e MCs de destaque nacional para uma noite de rimas eletrizantes em evento totalmente gratuito

No próximo dia 21 de junho, a partir das 19h30, a estação da Samambaia Sul será palco de uma das mais intensas manifestações culturais do Distrito Federal: a tradicional Batalha do Metrô. A edição especial: “O Apogeu” promete agitar a noite com a presença do cantor Dudu e de diversos MCs locais e nacionais, trazendo duelos eletrizantes de rimas. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos antecipadamente através do link sympla.com/BDM .

A batalha de rimas dessa edição contará com a participação dos MCs Brennuz (SP), Devilzinha (RJ), Maria (SP) e Japa (BA), quatro nomes que são referência no cenário nacional e que prometem duelos intensos e emocionantes. Para completar esse time de peso, Chris (BH) trará toda a sua versatilidade, mostrando que é um verdadeiro multiartista, subindo ao palco e mostrando toda sua habilidade nas rimas.

Para animar ainda mais a noite, o MC Dudu, que iniciou sua carreira nas batalhas de rima e hoje é conhecido como um grande artista do cenário musical. Ele já deixou sua marca em músicas do grupo Poesia Acústica. Além disso, o evento será palco para o lançamento de seis músicas inéditas de MC Gomes.

E não para por aí! Os mestres de cerimônias desta grande edição serão FB e Alva (SP). Alva é conhecido por apresentar o maior evento de rima: a Batalha da Aldeia. Juntos, eles prometem comandar a Batalha do Metrô, trazendo momentos eletrizantes que farão a galera vibrar.

A Batalha do Metrô é um movimento cultural organizado na cidade de Samambaia, organizado por Rafael (FB), Gabriel Rocha, Becka e Gomes, todos MCs das zonas periféricas. O movimento rapidamente se tornou um ponto central do calendário cultural da região, atraindo não apenas aficionados por hip-hop, mas também curiosos que desejam experimentar essa forma de expressão artística autêntica.

“Nosso espaço é democrático e acolhedor, onde todas as vozes são bem-vindas. Aqui, não há limites para o que se pode rimar, desde que haja respeito e consciência. Queremos que todos se sintam parte dessa comunidade e possam expressar sua arte livremente,” explica MC Gomes, um dos organizadores do evento.

Do metrô para o podcast

Durante o evento, os MCs FB e Gomes anunciarão o lançamento do podcast “Próxima Estação”, uma nova plataforma de entrevistas com grandes nomes, transmitida pela TV IGXP no YouTube.

O podcast será mais uma oportunidade para o público se conectar com a essência do freestyle e com os artistas que fazem a cena hip-hop brasiliense pulsar.

Sobre a Batalha de rima do metrô:

Há seis anos, toda sexta-feira, ocorre uma batalha semanal que reúne mais de 150 pessoas por evento. Em suas “Edições Especiais”, o público varia de 800 a 3000 pessoas.

Reconhecido hoje como o maior evento de batalhas do DF e um dos mais importantes do Brasil, tendo recentemente colaborado com a FMS, a maior liga de Freestyle do mundo. O evento já trouxe artistas renomados como BMO, Alves, Sofia, Kroy, Guri, Zuluzão, Youngui, Vinicius ZN, Devilzinha e Gomes, entre outros.

Além das batalhas, o evento realiza arrecadação semanal de roupas e alimentos para distribuição em áreas periféricas, promovendo também projetos sócio-educativos para todas as comunidades.

Serviço:

Batalha do Metrô da Samambaia Sul
Local: Estação Samambaia Sul – 104 sul
Data: 21 de junho
Horário: A partir das 19h30
Evento gratuito – mediante a retirada de ingressos no link: sympla.com/BDM
Classificação Indicativa: Livre – menores de 12 acompanhados pelos

responsáveis
Fonte: Fuzuê comunicação
CONTINUE LENDO

Agenda Cultural de Brasília

Sessão Azul: um dia de diversão e inclusão no Boulevard Shopping Brasília

Cadê Brasília

Publicado

Em

Sessão Azul - Abril Boulevard Shopping - Divulgação

Programação gratuita terá sessão de cinema adaptada, oficina e interação com personagens

 

Pioneiro em ações de inclusão, o Boulevard Shopping Brasília recebe mais uma edição da Sessão Azul, ação que oferece diversão e cinema especialmente voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, em um ambiente adaptado que torna muito mais confortável a experiência de ir ao cinema. A iniciativa é gratuita e acontece no dia 23 de junho, às 11h, exibindo a animação Divertida-Mente 2, no Kinoplex.

Sessão Azul é gerida pela CapaciTEAutismo Entretenimento e conta com patrocínio de shoppings, bem como parcerias de ONGs e instituições voltadas para o autismo. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados pelo site https://www.boulevardbrasilia.com.br/acontece/Sessao-Azul-Especiala partir de 18 de junho, às 20h. Ao total, 400 cadeiras estarão disponíveis para a sessão. Os participantes também ganham um combo com pipoca pequena e refrigerante de 500 ml para curtir o filme.

A primeira sessão de cinema adaptada para o público autista em Brasília foi realizada em 2016, no Boulevard Shopping, em parceria com a empresa Sessão Azul. “A Sessão Azul surgiu da necessidade de criar eventos que pudessem atender pessoas com distúrbios sensoriais e suas famílias. Hoje, já realizamos quase meia centena de sessões de cinema com luzes levemente acesas e sons mais baixos”, explica o idealizador Leonardo Bittencourt Cardoso.

Diversão
E para deixar a diversão ainda mais completa, após o filme, haverá uma programação especial, a criançada pode tirar fotos com os personagens do Alegria e Raiva. Os pequenos também poderão participar da oficina “Criando Sentimentos”, onde produzirão bonequinhos utilizando farinha e materiais recicláveis para promover a expressão emocional e a criatividade de forma lúdica. Haverá monitoria especializada da Clínica Nima Kids para proporcionar conforto, tranquilidade e alegria aos participantes e suas famílias. As inscrições serão feitas no local, mediante disponibilidade de vagas. As turminhas serão formadas a cada 20 minutos, com capacidade de até 30 crianças. Indicado para crianças de 02 a 12 anos.

As famílias também podem aproveitar o dia para fazer piquenique em lounges com almofadas e toalhas. Caberá às famílias levarem suas comidinhas de preferência. “O Boulevard Shopping Brasília sempre teve o cuidado de acolher seu público plural e tornar a experiência no complexo o mais agradável possível para todos. Uma das iniciativas é a parceria com a Sessão Azul que, há 8 anos, exibe os blockbusters adaptados”, conta Luana Citon, gerente de marketing.

A partir do dia 18 estará à venda um livrinho de colorir inspirado nos personagens da animação Divertida-Mente 2. E poderá ser adquirido em www.boulevardbrasilia.com.br  por R$ 15. Os livros serão retirados no domingo (23), e haverá um espaço com mesas, cadeiras e lápis de cor à disposição da criançada para pintar.

Divertida-Mente 2
A sequência da animação da Disney e da Pixar regressa à mente de Riley, recém-chegada à adolescência, enquanto o Quartel General é alvo de uma demolição súbita para dar espaço a algo totalmente inesperado: novas Emoções! A Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e a Repulsa, que têm feito, sem dúvida, uma boa gestão, não sabem como reagir à chegada da Ansiedade. E parece que ela não veio sozinha… O filme é realizado por Kelsey Mann e produzido por Mark Nielsen.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=yAZxx8t9zig

Programação:
11h – 
Sessão Azul com Divertida-Mente 2
13h às 16h – Meet & Greet com personagens Alegria e Raiva e Oficina Criando Sentimentos

SERVIÇO
Sessão Azul – Divertida-Mente 2

Data: 23 de junho
Horário: 11h
Local: Cinema Kinoplex – Boulevard Shopping
Ingressos: gratuitos, mediante retirada no site a partir do dia 18 de junho, às 20h. Link: https://www.boulevardbrasilia.com.br/acontece/Sessao-Azul-Especial
Informações: www.sessaoazul.com.br e www.boulevardbrasilia.com.br

Boulevard Shopping Brasília
Setor Terminal Norte, Conj J – Asa Norte
Informações: (61) 3448-3300
Canais digitais: https://www.boulevardbrasilia.com.br/
@boulevardshoppingbrasilia

CONTINUE LENDO

Destaques